domingo, 17 de fevereiro de 2013

Parabéns querida escola por seus 18 anos em prol da educação!

Nossa escola teve o início de suas construções em 25 de junho de 1994, e  foi inaugurada no dia 20 de fevereiro de 1995,e se chamava Escola do Bairro São Francisco, estiveram presentes na inauguração o prefeito da época Antonio Carlos de Mendes Thame, o Delegado Interino de Ensino Luís Carlos de Carvalho Feres , o Secretário de Educação do Município Humberto de Campos,o vereador João Manoel, o Deputado Jairo Mattos e a comunidade local.Segundo informações de Humberto de Campos, a população local propôs que a escola recebesse o  nome de Carolina Mendes Thame, em homenagem à mãe do prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame,tendo sido levada a sugestão à Assembléia Legislativa pelo Deputado Jairo Mattos.
Nossa escola recebeu o nome atual segundo a  Lei nº 9259 de 18/12/1995 DOE de 19/12/1995 página 2. A Professora Carolina Mendes Thame nasceu na cidade de Piracicaba – Estado de São Paulo, em 03/12/1917 e faleceu em 29/07/1993, na mesma cidade.
Eram seus pais o Senhor Abílio Pereira Mendes e a Senhora Carolina Cotrin Mendes – prósperos produtores rurais no Distrito de Saltinho em Piracicaba.
Estudou desde a primeira série até a formação de professora, no Colégio Nossa Senhora Assunção, das Irmãs de São José, graduando-se com tenra e ótima classificação.
Casou-se com o senhor José Abdalla Thame e teve os filhos Antonio Carlos de Mendes Thame, Walderez de Mendes Thame, Deni e Franklin Roosevelt de Mendes Thame, pessoas de alto nível cultural, político, e social que ornamentam a sociedade Piracicabana pelas suas ações e obras.
A Professora Carolina dedicou sua vida inteira à educação, cultura e filantropia.
A aprimorada formação é a de centenas de alunos que ela educou, desde o magistério, até nas E.E.P.S.Gs. Barão do Rio Branco e Moraes de Barros em Piracicaba, sempre lecionando para o primeiro grau, além de suas atividades como membro ativo de inúmeras instituições.
Assim, fez parte da Casa Bom Menino, da Escola de Mães Álvaro Guião, atualmente denominada de Branca Mota de Toledo Sachs, Pia União de Santo Antonio – Pão dos Pobres, Centro de Valorização da Vida (CVV) e Clube da Lady de Piracicaba, demonstrando sua dedicada inspiração em servir ao próximo.
A Professora Carolina aposentou-se após ter lecionado por trinta anos, porém continuou dedicando-se a trabalhos em benefícios da Sociedade Piracicabana enquanto viveu.
A população do bairro Jardim São Francisco – Taquaral, reconhecendo seus préstimos, houve por mérito homenagear com seu nome como Patronesse da Escola a qual a população ajudou a construir, razão pela qual apresentou documentos através do Centro Comunitário.
Como a benfazeja atuação de Dona Carolina Mendes Thame foi marcante, nada mais justo perpetuar seu nome nesta Unidade Escolar, no município de Piracicaba que ela tanto amou, demonstrando aos prósperos que como educadora e  orientadora de seus filhos para prestação de serviços à comunidade, a vida do próximo poderá ser melhor.


 

AMIZADE

Painel confeccionado pela Profª Mediadora Comunitária Escolar-Viviana Victorino , dentro do Projeto Valores

DSC02964

DSC02975

DSC02965

DSC02967

INÍCIO DAS AULAS 2013!

DSC02981

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013


“A educação é um seguro para a vida e um passaporte para a eternidade"Antonio Güijarro
OBJETIVOS DA ESCOLA
*O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
*O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
*O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
*A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
*Integração do Programa Escola da Família com as atividades regulares da semana.

Retrospectiva 2012

“Não  há validade no ensino, se este não resulta em aprendizado"  Paulo Freire

Tivemos muitas conquistas, dentro de nossos objetivos, alunos e alunas adquiriram novos conhecimentos, amadureceram, foram encaminhados para postos de trabalho, fizeram cursos técnicos, tiveram a alegria de estar iniciando em 2013 uma Universidade, e para que as conquistas continuem a parceria e participação dos pais é essencial.
Parabéns aos alunos com Menção Honrosa nas Olimpíadas de Matemática: Ingrid(6ªA),Guilherme(3ºC) e Sammuel (3ºC).    
 Ações desenvolvidas em 2012:
-Orientação aos alunos quanto à formação e desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores que os tornem conscientes da necessidade das metas a serem atingidas.
-Avaliação diagnóstica interna e externa;
-Simulados quinzenais e  bimestrais;
-Estimulo a realização de tarefas de casa diárias.
-Utilização do caderno do aluno e do professor, livros didáticos, materiais diversificados e recursos pedagógicos para uso em sala de aula.
-Utilização de multimídia para enriquecimento das aulas.
-Uso pedagógico de jornais e revistas de acordo com conteúdo, visando o resgate de valores imprescindíveis à vida cidadã.
-Acompanhamento e apoio sistemático dos alunos em Progressão Parcial.
-Acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem.
-Acompanhamento do reforço escolar e integração com aulas diárias.
-Avaliação formativa diária e recuperação contínua.
-Incentivo a participação de pais na vida escolar dos filhos e solução de problemas de indisciplina.
-Reuniões bimestrais de pais e professores  , e atendimento aos pais em ATPC's para  melhor aprendizagem de seus filhos.
-Retomada das habilidades e competências para atingir o final do ciclo com sucesso conforme Matrizes de Referência e Currículo Oficial.
-Incentivo de pesquisas com uso de tecnologias audiovisuais.
-Encaminhamentos ao Conselho Tutelar de alunos com frequência irregular, após esgotar comunicados aos pais.
-Interdisciplinaridade e recuperação  contínua, auxiliada pelo trabalho com caderno do aluno e do professor.
-Envolvimento e trabalho visando melhor desempenho no SARESP e ENEM.
-Uso da sala do Acessa Escola.
-Atuação da Professora Mediadora Comunitária Escolar.
-Programa Escola da Família
-Eleição e posse do Grêmio Estudantil.
Atividades desenvolvidas em 2012:
- Festa Junina e Festa Cultural da Primavera/Exposição de produção de alunos.
- Olimpíada de Matemática .
-Aprendizagem em química com teatro  (Grupo da UNIMEP).
-Projetos: Tiradentes-FOOP (colagem,mosaico e tela), Prodesc,Tem Ajuda no Caminho, Delphi, Nossa Escola contra o Bullying, Projeto Sexualidade e Prevenção da Gravidez na Adolescência (Profª Mediadora) ,Conversa de Meninas (Escola da Família), Jogos Inter-classes, Sarau Cultural, Muro Cultural e Releitura de Movimentos artísticos, Salãozinho de Humor, Combate as drogas, Reciclagem e armazenamento de pilhas e baterias(1ºe 2º anos EM), Acompanhamento Periodontal, Projeto Valores, Casa do Bom Menino, Iniciação Científica(FOOP), ACD (vôlei e futsal),Projeto Álbum de Lembranças( 9ºano/8ªs séries), Arcelor Mittal.
- Workshop: Dança e Movimentos Corporais, Formação Profissional.
-Palestras: Semtre, Faculdade Anhanguera.
Visitas culturais extraclasse:
-Programa Cultura é Currículo: Parque do Mirante, Pinacoteca Municipal,Sesc( Bienal Naïf),Zoológico Municipal de Piracicaba,Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morais.
-Cinema,Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e Estação Ciência .
CORPO DOCENTE:
ADRIANA CRISTINA F. SILVA MONTEIRO
ALAELSON SOARES DA SILVA
ANA LÚCIA COLLETI SPADA
ARISSA MINA SAEKI
BRUNA Z. DURACENKO
CLAUDIA DA CRUZ  ECKSTEIN
DANIELE AP. MARQUES SIQUEIRA
DELY THADEU DAMACENO
DENISE GIGLIO MUNHOZ
DEUZA APARECIDA DOS SANTOS
   ELISETE ROSANI DE CAMPOS SANTOS
FABIO ADELINO DA SILVA
GERALDO CILLO JR
GRAZIELE RAMOS PEREIRA
HELENA MARIA G.S. DE AGUIAR
ISAURA COSTA GRIGOLATO
JOSE CARLOS DE OLIVEIRA
 KARINA CRISTOFOLETTI SARTO
LILIAN APARECIDA FERRO
   LUCIA HELENA HAHN
LUCIANA RODRIGUES CELLIS SILVA
LUIZ DA SILVA AMARAL
MARCOS SABBAG HELUANY
MARLENE APARECIDA LAGNOR
MARIA ESTELA COSTA
MARIA ESTELA GASPARINI
MARIA SILVIA POLETTI FIGUEIREDO
MAURICIO DESTEFANI FILHO
MAURO LUIS ALVES
NAIR DE SOUZA
NEUSA MARIA ALVES DELMONDES
NEREIDE APARECIDA EDUARDO
NEUSA DE FÁTIMA CASSANI NEVES
PATRICIA C. PRATES DE SOUZA
RODRIGO MENDONÇA MENDES
QUELIABE BARROS DE SANTANA
RODRIGO PEREIRA DA SILVA
RODRIGO SETEM CARVALHO
SILVANA DE FATIMA LOPES SILVA
SILVANA VALERIA BENETTON
SUELI RUS CARVALHO
TIAGO FERREIRA DA SILVA
VANDERLEI GOMES DA SILVA